terça-feira, 5 de maio de 2015

III ADIP - 2015

     Já estão com saudades? Hora de relembrar um pouco do nosso acampamento: 

     Chefes Jorge, Ana Paula, Luiz Fernando e Phabliny chegaram na quinta feira na Represa de Miranda para fazer os últimos preparativos para o ADIP, e 1 hora da manhã ainda deu tempo de fazer uma janta.


     Acordamos as 6 horas da manhã com essas paisagens maravilhosas para receber os jovens que estavam para chegar.



     Fizemos um longo percurso com mochilas nas costas e carregando o material de patrulha, foi difícil mas as 9h30 os materiais estavam no campo e as primeiras instruções foram passadas. 


     A cerimonia de abertura do acampamento aconteceu ao pé de uma grande mangueira que nos ofereceu uma sombra revigorante.


     Após a abertura, reunimos todos os chefes, trocamos algumas ideias para resolver os últimos detalhes para a realização do ADIP.


     Nesse momento nossa prioridade era o almoço, e as patrulhas rapidamente iniciaram os trabalhos.


     Aos poucos os campos de patrulha começavam a ganhar forma.




     Ao entardecer, com nossos jovens já exaustos, nada melhor que uma atividade aquática seguido de um banho revigorante.



     Descrição da Atividade: Cada patrulha deve escolher 4 jovens para vestir o colete salva vidas e entrar na água, os que ficarem em terra devem unir suas falcaças e amarrar nas boias (câmaras de ar). Ao apito, um a um os jovens devem nadar até as bexigas e estourar uma, os jovens que ficaram na margem devem jogar a boia e rebocar o jovem para que o próximo pudesse seguir com a atividades, assim até a patrulha estourar todos os 4 balões.
     Regras: Todos os jovens na água deviam saber nadar e estar com o colete salva vidas devidamente vestido. Os jovens não poderiam gritar nem se debater na água, a menos que ele estivesse se afogando, assim ficaria mais fácil de identificar um caso de afogamento e mais rápido seria o resgate. A patrulha que não cumprisse as regras seria desclassificada da atividade.


     Ao anoitecer as patrulhas prepararam suas jantas para depois fazer uma atividade noturna de código morse.
     Descrição da Atividade: As patrulhas deveriam decifrar 5 perguntas enviadas por Código Morse de um Quiz, a patrulha tinha que acertar o máximo de perguntas para ter o máximo de pontuação. 



     Na manhã de sábado uma surpresa, correndo contra o tempo e da Inspeção de Gilwell que aconteceria as 9 horas, as patrulhas se anteciparam e acordaram as 6h30 para terminar o campo, a alvorada estava marcada para as 8 horas, parabéns pela iniciativa das patrulhas.




     Ao meio dia foi servido o almoço mateiro das patrulhas, uma melhor que outra.




     A tarde de sábado foi de atividades, fizemos um percurso de Gilwell que levaria a quatro bases: Semáfora, Primeiros Socorros, Sinais de Pista e Cadeirinha de Bombeiro.


     Descrição da Atividade: Cada patrulha recebeu 4 azimutes, que levavam para as bases das atividades, o chefe responsável tinha que assinar o azimute de cada base quando os jovens concluíssem as atividades, quanto mais assinaturas mais pontos as patrulhas conseguiam.


     Base I - Cadeirinha de Bombeiro: Em até 10 minutos todos os patrulheiros tinham que aprender a fazer a Cadeirinha de Bombeiro com sua falcaça. Em até 20 minutos pelo menos 4 patrulheiros tinham que passar pela corda na posição preguiça e tocar o sino, após isso eles tinham que voltar. Detalhe, nas cordas tinham nós que dificultavam a travessia, pois o mosquetão não passava pelos nós.


     Base II - Primeiros Socorros: Em até 10 minutos os jovens receberam algumas instruções sobre primeiros socorros. Em até 20 minutos os jovens tinham que passar abaixo do sisal e quando toda a patrulha atravessasse o obstáculo achariam a instrução para fazer uma simulação de acidente e transporte de ferido.

     Base III - Semáfora: Em até 10 minutos os jovens receberam algumas instruções sobre semáfora. Em até 20 minutos a patrulha tinha que descobrir a mensagem que um dos patrulheiros passou.


     Base IV - Sinais de pista: Em até 10 minutos os jovens receberam algumas instruções sobre sinais de pistas. Em até 20 minutos a patrulha tinha que percorrer o percurso feito pelos chefes.


     Ao fim da tarde era hora de atividade aquática e banho.




     Descrição da Atividade: A patrulha deve escolher 3 patrulheiros para vestir o colete salva vidas e realizar a atividade na água, os outros 5 ficariam em terra. Haviam 8 boias numeradas, os patrulheiros na água deviam passar por 4 boias, as boias corretas seriam passadas por semáfora pelos patrulheiros em terra. Os quatro números encontrado nas boia eram a senha do cofre da patrulha, que guardava as instruções e os materiais necessários para fazer uma fogueira. A patrulha que queimasse o sisal que segurava uma pedra com sua fogueira até a pedra cair ganhanhava a atividade.





     Após o banho era hora de de fazer a janta e ir ao fogo de conselho:


     Na manhã de domingo nos emocionamos com o Culto Ecumênico.



      Depois fizemos uma sessão de fotos frente aos campos das patrulhas.

Foto Oficial III ADIP

Patrulhas Pantera e Chacal

Patrulha Mawé

Patrulha Maçarico

Patrulhas Touro e Leão

Patrulha Águia
     Após as fotos era hora de desmontar os campos e almoçar para depois realizarmos a cerimonia de encerramento.

Insígnia Técnica - Patrulha Pantera

Insígnia Gastronômica - Patrulha Maçarico 

Insígnia do Fogo de Conselho - Patrulha Touro

Insígnia de Animação - Patrulha Chacal

Insígnia de Gilwell - Patrulha Mawé

Insígnia de Patrulha Padrão - Patrulha Touro

Insígnia de Superação - Patrulha Águia

Arriamento das Bandeiras
E assim foi nosso ADIP, muito feliz com a participação de todos, "bem cedo junto ao fogo, tornaremos a nos ver", Sempre Alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário